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Licenciatura Plena em Geografia

Campus: Crato / CE
Titulação: Licenciatura Plena
Turno: Manhã
Vagas: 40

Campus: Crato / CE
Titulação: Licenciatura Plena
Turno: Noite
Vagas: 40

 

PERFIL DO CURSO

Consideramos fundamental que o formando do Curso de Geografia venha a perceber e desenvolver o compromisso social da Geografia, concebendo-a, praticando-a como um saber-fazer estratégico voltado ao ensino significativo, ao desenvolvimento profissional e ao exercício da cidadania. O docente que atua no Curso de Licenciatura Plena em Geografia e o licenciado em Geografia que pretendemos formar é o professor capaz de contribuir para a construção desta sociedade, capacitado a propor e implementar as ações necessárias à sua transformação.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Geografia, Parecer CNE/CES nº 492/2001, o formando do Curso de Geografia deve: Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Como competências e habilidades específicas do saber geográfico na educação básica, considerando-se os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Fundamental e Médio, destacamos três eixos de competências que devem se desdobrar em conteúdos no ensino fundamental e médio, conforme prevê a Resolução nº 14, de 13 de março de 2002 – DOU nº 67 – Seção 1, terça-feira, 9 de abril de 2002 (Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia).

I) Representação e Comunicação
Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas, etc), considerando-os como elemento de representação de fatos e fenômenos especiais e/ou especializados. Reconhecer e aplicar o uso das escalas cartográfica e geográfica, como formas de organizar e conhecer a localização, distribuição e frequências dos fenômenos naturais e humanos.

II) Investigação e Compreensão
Reconhecer os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e interpretação, identificando os singulares ou generalidades de cada lugar, paisagem, região e território. Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos de formação e transformação dos territórios, tendo em vista as relações em trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais. Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a mundialização dos fenômenos culturais, econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas – local, regional, nacional e global.

III) Contextualização Sociocultural
Reconhecer, na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual, a sua essência, ou seja, os processos históricos, construídos em diferentes tempos, e os processos contemporâneos, conjunto de práticas dos diferentes agentes, que resultam em profundas mudanças na organização e no conteúdo do espaço. Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia. Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu "lugar-mundo", comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta e vivida a realidade.

 

Duração: O período mínimo para a integralização do curso é de 3,5 (três e meio) anos e máximo de 7,5 (sete e meio) anos, totalizando o mínimo de 204 créditos com carga horária de 3.030 h/a. O Curso tem duração de 8 (oito) semestres.

Carga Horária: 3.226 horas de atividades didático-pedagógicas regulares, correspondentes a 202 créditos, sendo 14 créditos (210 horas) correspondentes a atividades complementares de acordo com a legislação em vigor, 405 horas ou 27 créditos de atividades acadêmicas do núcleo de Prática Curricular, 405/27 créditos de atividades acadêmicas do núcleo de Estágio Supervisionado e 180 horas/12 créditos em atividades acadêmicas/disciplinas do núcleo de optativa, totalizando 3.240 horas.

 

Calendário

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